quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O Escalafobético

Então.

Eu tenho alguns blogs, um sobre filatelia, um sobre minha vida no Japão e um sobre minhas reflexões do mestrado e percebi que hoje em dia minha vida tem coisas diferentes disso, que não fazem o menor sentido se eu colocar em um desses blogs. Essas coisas são meus pensamentos e viagens escalafobéticas. Por isso este blog. Pretendo usar este blog como lata de lixo, como válvula de escape, como ilha de produção de maravilhas, enfim, tornar este ambiente virtual algo muito escalafobético.
Comentem, elogiem, sugiram, critiquem, metam o pau.Tudo é bem vindo!

Primeira menção escalafobética:

A mais famosa POLCA FINLANDESA: Ievan's Polkka.
Eu estou faz mais de uma semana com essa música na minha cabeça. Ela é muito chata, mas é muito bonitinha!! Pra quem não sabe, a polca é um estilo de marchinha originada lá daqueles países cheios de neve, incluindo a região do leste escandinavo, onde tem Finlândia, e também próximo ao mar Báltico, incluindo Estõnia, Letônia, Lituânia, e indo pra Rússia. Como eu gosto daquelas bandas! Um dia ainda vou pra lá.
Enfim, eu acabei encontrando um vídeo no youtube que tem exatamente a letra da música como num karaokê, e daí em diante eu estou tentando que nem louco cantar a música junto. Veja como é importante conhecer as regras básicas de pronúncia do finlandês. A verdade é que essa música num dialeto finlandês (savoniano do leste), mas é praticamente a mesma coisa.

Por que você não tenta, também?

Segue o vídeo abaixo, que tem a maravilhosa letra. A letra conta a história do ponto de vista de um cara que quer dançar com uma tal de Ieva (Eva), mas a mãe dela não deixa, então eles fogem para a casa de uma outra pessoa, onde está todo mundo dançando uma polca. Então, eles dançam a noite inteira, mas quando ele leva a Eva de volta pra casa, a mãe dela estava muito braba esperando eles, mas ele diz na cara dela que ele e a Eva vão ficar juntos, não importa como.

Isso que é um macho finlandês.

A parte que eu mais gosto é um trecho onomatopeico que se repete no final de cada refrão.


Salivili hipput tupput tapput
äppyt tipput hilijalleen.
E a tradução, depois que eu pus no google de finlandês para português é a seguinte;
Hall Vili tapput tupput hipputäppyt hilijalleen tipput.

http://www.youtube.com/watch?v=cz-1cBfOCc4&feature=related



Depois que você vê o vídeo, você fica pensando no acompanhamento com a boca que o único cara do grupo fica fazendo. Eu fiquei aqui tentando marcar só o som do cara. Observe uma parte da minha anotação:

hon hon hon hon hon hon hon hon
hon hon hon hon hon hon hon hon
hon hon hon hon hon hon hon hon
he ho he ho he ho he ho he ho he ho
saa sa ka sa ha sa ha sa ha sa ha sa ha
iyo iyo iyo iyo iyo iyo iyo iyo iyo iyo iyo iyo iyo uuuunnnn

E daí repete tudo...

GO NUTS with this!

Falow!

Nenhum comentário:

Postar um comentário