sábado, 25 de dezembro de 2010

Fim de ano! Vamos doar sangue!

Pessoal, o assunto que me tem vindo à cabeça é muito importante: VAMOS DOAR SANGUE!

Eu comecei a doar sangue este ano de 2010. Na verdade foi meio tarde mesmo, podia estar doando sangue desde meus 18 anos em épocas propícias. Mas era sem-vergonhice, preguiça mesmo que me impedia.
Eu recomendo fortemente aos que têm medo e nunca fizeram, que tentem! Se estiverem aptos e na idade certa não tem por que não tentar!

Eu digo isso porque muitas das pessoas que eu suponho estarem aptas a doar sangue me dão a desculpa escalafobética de que "têm medo", ou de que "vão desmaiar", ou de não sei mais o quê. Não vou nem exemplificar essas pessoas aqui porque vai ficar chato, mas eu gostaria muito de vê-las doando!

Eu sei que tem pessoas que não podem realmente doar, porque têm diabetes, parceiros sexuais variáveis, não estão na faixa de peso compatível ou estão por fora da idade. Às vezes até tentam doar, mas o exame preliminar detecta que são anêmicas. Nesse caso realmente, fazer o quê, mas aquelas que não se encaixam nessas condições deveriam ver que sensação boa é você ficar ali por 15 minutos, NÃO SENTIR NADA além de uma simples picadinha, e voltar pra casa alimentado e com a satisfação de que com aquele ato pode ter ajudado a salvar até TRÊS VIDAS!

Outra coisa que recomendo fortemente é que se cadastrem no banco de doadores de medula óssea. Eles tiram 10 mL de sangue e cadastram nesse banco. A doação da medula só acontece caso seja compatível com alguém que esteja precisando, isso é muito difícil de acontecer. Porém, apesar do procedimento de doação de medula não ser algo tão simples, eu considero quem tem a oportunidade de doar como um felizardo, um privilegiado, pois é algo muito difícil de acertar e literalmente salva a vida de uma pessoa.

Além de tudo isso, depois da doação, eles dão um lanchinho pra repor as energias. Quer coisa melhor?
As mulheres do Hemepar (Hemonúcleo) aqui de PG fazem um misto quente muito bom, e acho que, por estar com menos 250 mL de sangue, a gente sente mais fome ainda.

Então! Só coisas boas pra quem vai doar! Se você nunca doou, aproveite o final do ano e vá lá tentar! Vai ver que não é nada de mais, e tem uma importância enorme pra quem recebe! E se você já foi mas faz tempo que não vai, volte a ir! Não custa nada dedicar um tempinho a cada 3 ou 4 meses para fazer isso...

Fica aí minha dica quente de final de ano!

Falow!

E, abaixo, um vídeo que não incentiva tanto a doação, mas é engraçado heheheh

http://www.youtube.com/watch?v=odyYPnO6k_c

Nenhum comentário:

Postar um comentário